Nilza Costa Godoy

Não há como separar a ONG Amigas da Mama de Nilza Costa Godoy.

Nilza teve uma infância humilde, na adolescência se apaixonou e posteriormente casou com um de seus primos – Paulo Godoy. Tiveram apenas um filho – Paulo Godoy Filho – e após alguns anos acabaram se mudando para o litoral do Rio Grande do Sul. Fundaram juntos a primeira imobiliária do Município de Imbé – a Costa Godoy. Fizeram uma aposta que se sairiam vitoriosos quando apenas havia areia nas praias gaúchas.

A aposta deu certo. Depois de muito trabalho, conquistaram sua estabilidade financeira e expandiram. Mas, Nilza queria mais! Queria fazer a diferença para as pessoas da comunidade imbeense. Decidiu, dessa forma, entrar para a política. Foi a vereadora mais votada do Município e primeira presidente da Câmara de vereadores e, por conseguinte, tornou-se um ícone político regional.

Entretanto, em 2002 veio a primeira batalha: Nilza foi diagnosticada com câncer de mama avançado. Naquela época, lhe deram apenas 30% de chance de sobreviver. Mas, ela lutou. Fez cirurgia, quimioterapia, radioterapia e todos os tratamentos que eram possíveis. E, assim, ela se salvou. Mas, apenas se salvar não era suficiente.

Nilza transformou a sua dor e luta pessoal em auxílio para pessoas que se encontravam em situação similar. Juntou um grupo de pessoas que lhe eram caras e fundaram a Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral – Abami – em 2002. Essa Organização não Governamental foi planejada para auxiliar na informação, prevenção e tratamento ao câncer de mama. Porém, fundar a ABAMI ainda não lhe satisfazia.

Em 15 de julho de 2004, o governador Germano Rigotto sancionou a lei nº 12.126, a qual estabeleceu a data do 18 de julho como Dia Estadual da Luta Contra o Câncer de Mama. Essa previa que, na data, o poder público, empresas e entidades civis deverão realizar atendimentos, exames, palestras e outras promoções, visando à redução dos índices de mortalidade devido à enfermidade. A data do dia 18 de julho foi escolhida, porque foi o dia que Nilza Godoy descobriu que estava com câncer. E desde esse dia, lutou para que não houvessem mais mulheres morrendo por desinformação.

Nilza foi considerada curada depois de alguns anos. Todavia, em 2011 foi diagnosticada com câncer no colo do útero. Após novos procedimentos cirúrgicos, quimioterapias e sessões de radioterapia, os médicos lhe deixaram em constante observação. Porém, não houve trégua da doença para com a sua saúde: em 2013 o câncer, novamente, retornou. E desde lá, foram novas cirurgias para retirar a bexiga e várias camadas de pele próximas a virilha.

Outrossim, mesmo doente, Nilza não parou. Continuava realizando eventos com a ONG Amigas da Mama e instituiu a programação do “Outubro Rosa” durante todo o mês na cidade de Imbé. Como política, também não descansou: pleiteou a criação da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos na administração Pierre Emerim e Luis Henrique Vedovato. E, por ter sido uma grande apoiadora da causa, tornou-se a primeira Secretária da Mulher e Direitos Humanos do município.

Durante os anos que se seguiram, Nilza cumulou funções: era presidente de honra e fundadora da ONG supracitada, secretária municipal da mulher e vice-presidente do Serviço Assistencial do Município de Imbé – SAMI. A partir de uma figura, havia a centralização de todos os eventos voltados às mulheres, atividades de recreação para os idosos a partir da criação do programa Sábia Idade, combate à violência doméstica, prevenção do câncer e distribuição de cestas básicas e agasalhos ao mais necessitados.

Concomitantemente ao bem que fazia às mulheres, idosos e pessoas carentes a doença insistia em lhe derrubar. Foram inúmeros tratamentos que muitas vezes em vez de lhe fazerem bem, atacavam o próprio organismo.

No ano de 2015, a Secretaria da Mulher em parceria com a ONG Amigas da Mama lançou calendários com fotos de vitoriosas contra o câncer. Cada mês havia uma mulher guerreira que lutou contra a doença e estava pronta para uma próxima batalha.

Ainda, durante o ano de 2015, o grande sonho de Nilza se realizou: a inauguração da Casa Rosa, sede da ONG Amigas da Mama. Toda a reforma da casa foi custeada pela própria ONG em conjunto com voluntários empresas solidárias à causa. A sede possui uma sala de corte e costura com todo um maquinário novo em razão de um projeto que desenvolveu em parceria com o governo estadual: “Costurando o Futuro”, e uma cozinha ampla, também com eletrodomésticos e a aparelhagem necessária para cursos de padaria, graças a outro projeto realizado em parceria com o Estado.

Semanas de ativismo contra a violência doméstica, prevenções, cursos, palestras, eventos. Nilza era o centro de tudo, mesmo carregando uma doença que nesse ponto os médicos já noticiavam não mais ter cura. Mas, ela não desistiu! Tentou todos os tratamentos convencionais e não convencionais que estavam ao seu alcance. No entanto, até mesmo guerreiros descansam.

Em meio ao Outubro Rosa 2015, pôde celebrar o casamento de seu único filho. Felizmente, conseguiu estar presente em um dos poucos desejos a serem realizados, já que encarava a nora, Daiana Esquici Godoy – hoje presidente das Amigas da Mama, como filha.

Mesmo com toda sua batalha sem descanso contra uma doença que insistia em lhe atormentar, Nilza faleceu no dia 17 de abril de 2016. O seu “anjo do bem” já estava pronto esperando a oportunidade de ser entregue, antes mesmo do projeto ser iniciado no litoral gaúcho. Porém, não houve tempo. Naquele dia, a mulher, a mãe, a esposa, a fundadora de ONG, a política, a voluntária…descansou.

Atualmente, a ONG Amigas da Mama do Litoral conta com suas voluntárias e a própria família de Nilza Godoy para dar continuidade ao pontapé iniciado por sua fundadora. Uma nova diretoria foi constituída, a qual almeja não apenas manter todos os projetos já idealizados, mas, também alçar novos voos. Niza viverá através de cada realização feita por aqueles que aqui ficaram, porque no fim, não é possível separar as Amigas da Mama de Nilza Costa Godoy.

Comments

comments